Sou a mesma em outro lugar

e isso já muda tudo.

Vocês estão vendo estas folhas verdes? Elas machucam, queimam a mão. Eu, o Felipe e a Joana já nos machucamos nela. Tem por toda parte aqui, não tem nenhuma placa avisando que ela pode machucar, nos só aprendemos isso nos machucando.

Essa planta me fez pensar quem foi que achou uma boa ideia abandonar todo conhecimento e adaptação a um determinado bioma, clima, cultura e ir para outra parte procurar todo esse conhecimento enquanto cria filhotes. Não parece uma boa ideia. Quem foi?

Bom, me fez procurar um pouco mais fundo, quando foi que eu quis viver essa experiência? Lembrei das aulas de história, quando aprendi sobre os imigrantes no estado de São Paulo, fiquei maravilhada com tudo aquilo que viveram, saber que eram meus antepassados, pensar em tudo que puderam construir por trazer um conhecimento que não tinham no Brasil, e aprender mais daquele lugar que nada sabiam. Esta imagem era bem bonita na minha cabeça de 10 anos, e continuou ali até agora.

Sinto falta da facilidade das coisas que aprendemos de casa, de poder usar todo minha alfabetização materna, da língua ao clima, da faxina à botânica. Se alfabetizar nestes novos idiomas leva a uma consciência interessante do processo, do entorno, de quem é o outro. As vezes eu gosto, quase sempre eu fico cansada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s