Primeiros mil dias a des-envolver-se

Querida Joana,

Últimos dias do outono, me alegro vendo um Ipê rosa florido, aprecio as mexerica suculentas e tudo isso faz meu coração dar uma pequena palpitada, foram assim os primeiros dias logo que você chegou. Dias desse céu azul, dias que comecei a te conhecer para além dos chutinhos que eu sentia dentro de mim. E estamos aí, nessa caminhada de 2 anos de você do lado de fora, e dos seus primeiros 1000 dias, os dias dentro e os dias fora da barriga.

Dizem que estes primeiros mil dias são os mais importantes em vários aspectos do desenvolvimento de um ser humano. E outro dia sua avó me falou algo muito legal sobre esta palavra, des-envolver, deixar de estar envolvido, eu olho e vejo que é isto mesmo. Deixou de estar envolvida pelo útero e pala placenta e está cada vez menos envolvida em mim e no seu pai, mais solta de nós. Já faz quase tudo que as pessoas tinham uma ansiedade enorme para você fizesse, seu tio Andre começou a me perguntar se você andava quando tinha uns 15 dias, seu pai queria muito que você falasse, sua avó queria te levar pro parquinho e a lista pode continuar por várias e várias linhas, e agora é isso, parte destas coisas você já faz sozinha, sem a necessidade de eu estar envolta de você.

Tem sido maravilhoso e desafiador acompanhar este movimento, tem me feito reformular muita coisa do lado de fora e do lado de dentro. Não sei como sentirei nos próximos anos, mas hoje sinto que ainda é brusca a mudança dos momentos que você precisa estar envolta dos que você precisa estar sozinha, mas vejo uma consciência cada vez maior sua das diferenças destes momentos.

E o que eu desejo nestes seus dois anos? Desejo que você tenha a volta outras pessoas para quem olhar e encontrar exemplos e apoio, desejo que eu e seu pai saibamos discernir bem este processo, sem sufocar e sem desamparar, desejo que mais que tudo Deus continue te protegendo e guiando nesta caminhada só sua.

Com carinho,

da sua mãe.

17052019-IMG_5330.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s