Apenas em Outubro estou escrevendo aqui sobre meu Trabalho Final de Graduação (TFG). Lembrei-me que em algum momento da faculdade eu tinha pensado em fazer um blog documentando o processo do TFG, achava que seria legal depois olhar reler como foi todo o processo. Mas eu esqueci desta ideia tão boa, e estou só agora vindo escrever aqui sobre isto.
(Para quem não é da Arquitetura – Urbanismo, TFG é nosso TCC, costuma durar 2 semestres, e os alunos desenvolvem um projeto com orientação de um professor, ao longo do processo temos várias bancas e por fim vem nosso diploma de arquiteto urbanista)
Meu tema é habitação para idosos ativos. Eu tive vontade de trabalhar com este tema depois deste projeto fotográfico aqui. Fiquei pensando como era rico este envolvimento com o lar durante a terceira idade. A ideia ficou guardada no meu coração, mas rolaram vontades de outros temas, outras referências da minha vida. Basicamente comecei a pensar na arquitetura dividida entre ordinária e extra-ordinária, e então a maternidade me jogou com tudo para vida ordinária no sentido mais puro. Sim, hoje eu valorizo muito mais a vida ordinária, e acho que ela precisa de muito cuidado e afeto. Então a habitação voltada para os idosos me pareceu o tema mais relevante para eu trabalhar neste momento.
Pulando vários meses e etapas entre a decisão do tema e hoje. Hoje foi o dia que entreguei uma versão do projeto a ser avaliada por uma pré-banca. E eu estou feliz. Sim. Vim aqui mostrar um pouquinho do que produzi desde março e também documentar esta alegria, porque eu queria guardar ela em um potinho para poder lembrar em outros momentos que ainda estão por vir (só acaba em Dezembro). O processo de projeto, ainda mais um processo individual, é difícil, parece uma montanha russa, vai de estar achando tudo maravilhoso, até ter vontade de jogar no lixo, trancar o semestre e quem sabe recuperar a coragem em outro momento. Mas agora eu quero lembrar da alegria mesmo 🙂