Auto avaliação

(Um parenthesis antes de inciar, frequentei escolas construtivistas até a 8ª série, este rolê de auto-avaliação é algo que quase corre na veia, então segue aqui uma auto-avaliação meio auto entrevista para vocês saberem que nem só de insatisfações foi o projeto.)

Janelas que dão para outras Campinas. 

Este projeto, desenvolvido de Junho – Novembro de 2015, foi possível graças ao 5º Edital da Bolsa Aluno Artista do SAE – UNICAMP.

A ideia: fotografar Campinas e fazer cartões postais.

O objetivo: conhecer mais a cidade de Campinas fotografando-a, criar relações de afeto, estender este convite a outras pessoas.

O objetivo foi alcançado? Sim

O que deu errado? Não ter conseguido autorização da EMDEC para levar os cartões para os terminais de ônibus urbano.

Porque o cartão postal? Porque é um objeto pequeno, um souvenir, algo que compramos de lugares que gostamos, ou que mandamos para outras pessoas para mostrar lugares onde fomos, Campinas não tem quase nenhum apelo turístico, e os cartões postais dialogam de maneira chocante com as paisagens de uma cidade que parece ter um moral muito baixa.

A parte mais legal? Difícil pensar em uma só, mas com certeza uma delas foi ao estar fotografando a cidade durante a noite ter conhecido o @matheusfernandest que estava andando de skate, conversamos sobre o projeto, sobre a cidade, ele me ajudou com uma foto, e me deu dicas de outros lugares para fotografar. Isto me leva a pensar que a interação com as pessoas foi uma parte sensacional do projeto, estar aberta a isto, convidar outra pessoa estar comigo no projeto, compartilhar a ideia, discutir, foi muito crescimento.

Desafio? Vários, mas um notável foi vencer o medo em algumas situações. Outro foi estabelecer uma metodologia.

Algo surpreendente? O tanto de lugar legal que tem nesta cidade. Eu realmente passei a gostar muito mais de Campinas depois desta experiência, e foi muito legal ver os espaços públicos sendo utlizados.

Para ver mais do projeto aqui.

cartões postais 1.1 impressão FINAL COM SANGRIA4.png
1ª Série de cartões postais – Vila São João
cartões postais 26.jpg
2ª Série de cartões postais – Estação Cultura – Túnel de pedestres
cartões postais 324.png
3ª Série de cartões postais – Coreto da Praça Carlos Gomes
postais4.028.jpg
4ª série de cartões postais – vista velada da catedral Metropolitana de campinas

 

 

De 96 cartões produzidos em 4 séries de 24 cada, foi difícil escolher uma de cada, mas fiz aí minha escolha. Abaixo tem metade dos cartões, uma folha de contato de cada série, só para passar uma ideia do geral.

Cada série teve uma leitura e olhar diferente do que buscávamos na cidade, a parte de edição teve uma importância bem grande também.

 

Boneco livro janelas que dão para outras Campinas final.pngBoneco livro janelas que dão para outras Campinas final7.pngBoneco livro janelas que dão para outras Campinas final11.pngBoneco livro janelas que dão para outras Campinas final15.png

12308028_844089339021799_400946797427872938_o.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s